Lipomastia é uma condição médica em que ocorre o crescimento excessivo do tecido adiposo (gordura) na região das mamas em homens.
O tratamento da lipomastia pode variar dependendo da gravidade do caso e da preferência do paciente, mas geralmente envolve a cirurgia de remoção do tecido adiposo em excesso.
Afinal, o que é Lipomastia ou gordura localizada no peito?
Caracteriza-se pelo acúmulo de gordura na região das mamas, na região peitoral dos homens.
Qual a diferença entre Lipomastia e ginecomastia?
Muitas vezes a lipomastia é confundida com a ginecomastia. A lipomastia é apenas o excesso de gordura na região peitoral. O principal fator é o aumento de peso do indivíduo por algum motivo. Já a ginecomastia é o aumento da glândula mamária masculina. Em muitos casos observamos tanto a lipomastia quanto a ginecomastia no mesmo paciente dando volume as mamas.
Quais são as principais causas da Lipomastia masculina
O aumento de peso pode ser causado por uso abusivo de álcool ou drogas, ou até alguns tipos de medicamentos. A má alimentação, é claro influencia nesse fator e deve ser destacada.
Além disso, doenças como diabetes e hipotireoidismo podem afetar no aumento do peso.
Como é feita a cirurgia de lipomastia
O procedimento é similar a uma lipoaspiração. É necessário ser realizado no hospital, com estrutura ampla, imprescindível para a segurança do paciente.
Para retirar o excesso de gordura, o paciente é anestesiado e finas cânulas sugarão as células adiposas. Para isso, o cirurgião plástico faz pequenas incisões para chegar até a gordura local.
Em alguns casos, por ter uma gordura mais firme e aderida pode-se necessitar uma pequena incisão extra ao redor da aréola para realizar a retirada deste tecido e deixar um peitoral plano e masculino.
Cuidados pré-operatório da cirurgia de lipomastia?
É importante que o paciente revise alguns hábitos para que o procedimento ocorra de forma mais satisfatória possível. Para que isso ocorra, mantenha uma rotina de atividades físicas e de alimentação mais equilibrada. Outro cuidado importante é evitar o tabaco e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
Antes do procedimento, o cirurgião plástico pedirá um conjunto de exames que permitirão ter uma visão geral da saúde do paciente, primordial para que a cirurgia ocorra de maneira mais segura e com uma recuperação sem complicações.
Cuidados pós-operatório da cirurgia de lipomastia?
Recomenda-se o uso de cinta compressiva nos primeiros 30 dias. Outra precaução é evitar atividades físicas leves e moderadas por, pelo menos, 30 dias; atividades mais intensas, da região de peitoral e tórax, aconselha-se pelo menos dois meses de afastamento.
O retorno ao trabalho, pode ser feito entre três e cinco dias. Orienta-se ainda não fazer esforços físicos cotidianos por 15 dias e dirigir por 20 dias.
Quanto tempo médio dura a cirurgia?
Dura em média 2 a 3 horas e a recuperação da anestesia é bem rápida. Assim, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia. Por precaução e, caso haja necessidade, o cirurgião plástico receitará medicações pertinentes para possíveis dores e inchaços.
Tempo de internação
Varia de acordo com o tipo de procedimento realizado e o tempo de recuperação do paciente. Em geral, a cirurgia é realizada em regime hospitalar com todos itens de segurança, o que significa que o paciente pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia ou no dia subsequente.
Sobre a anestesia
Depende muito do tipo de procedimento realizado e das preferências do paciente e do cirurgião. Existem três tipos principais:
Anestesia local: é aplicada diretamente na área a ser tratada e é utilizada em cirurgias menos invasivas.
Sedação: é administrada por via intravenosa e promove um estado de relaxamento profundo e sonolência no paciente.
Anestesia geral: é administrada por via intravenosa e/ou inalação de gases anestésicos, induzindo um estado de sono profundo no paciente. É a opção mais comum para cirurgias mais invasivas e de longa duração.
Quanto custa a lipomastia?
O custo de uma cirurgia de lipomastia pode variar de acordo com as necessidades individuais e características do paciente, como excesso de pele e necessidade de uso de equipamentos associados como laser e renuvion. É importante consultar diretamente o cirurgião plástico especialista e referência para obter informações precisas sobre o preço da lipomastia.
Como escolher e onde encontrar seu cirurgião plástico?
Escolher o cirurgião plástico é uma decisão importante e deve ser tomada com cuidado. Certifique-se de que o cirurgião plástico seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e que tenha as credenciais necessárias, como título de especialista em cirurgia plástica pela SBCP ou pelo Conselho Regional de Medicina.
O ponto chave para um bom resultado na lipomastia é estar com um cirurgião que tenha muita experiência nesta cirurgia plástica, com grande número de casos operados e te passe muita confiança sobre toda a cirurgia e recuperação. O cirurgião deve evitar aspecto afundado da região peitoral e cicatrizes desnecessárias, assim como oferecer o que há de mais moderno para o bom resultado do paciente como uso de laser ou Renuvion para melhora da pele local, por exemplo.
Você pode também pesquisar o histórico profissional do cirurgião, incluindo sua formação acadêmica, experiência em cirurgia plástica e certificações. Avaliações de outros pacientes ou uma consulta para discutir as opções de tratamento, tirar dúvidas e avaliar se há empatia entre vocês. Avalie também as opções de hospital, os equipamentos e o profissionalismo da equipe.