A braquiplastia é a cirurgia plástica que corrige a flacidez da pele dos braços.
Quando Considerar essa Cirurgia Plástica?
Como falei acima, esse procedimento é indicado a pessoas que têm problemas de acúmulo de flacidez nos braços e não conseguem se livrar dela de outra forma senão o procedimento cirúrgico.
Quem pode e quem não pode fazer a Braquiplastia ?
É importante que cada paciente consulte o médico cirurgião para avaliar o seu caso. Alguns quadros podem ser impeditivos, portanto, ressalto: é importante consultar-se com o cirurgião para uma avaliação precisa e o melhor encaminhamento. Não tire conclusões precipitadas sobre o seu caso.
Escolhendo o seu cirurgião plástico
Uma vez que você se identificou com as necessidades descritas acima e pretende realizar a braquiplastia, vem o passo mais importante de todos: escolher o seu cirurgião.
Sempre opte pelos e pelas profissionais membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), especializados na área e que tenha, ao mesmo tempo, experiência comprovada e constante atualização.
Por esse se tratar de um passo importante para a sua saúde e autoestima, é fundamental que você entre em contato com o cirurgião ou sua clínica. Por ser consciente dessa importância, tenho o maior prazer de atender, esclarecer todas as dúvidas e compartilhar a minha experiência para tranquilizá-la e dar ainda mais segurança na sua decisão.
Inclusive, se for o caso de ter dúvidas sobre a braquioplastia, pode entrar em contato direto comigo pelo WhatsApp.
A Consulta
A consulta é um momento de ouro de todo o processo que envolve a braquioplastia. É nesta ocasião que esclarecemos todas as dúvidas, que o paciente tem a oportunidade conhecer melhor a mim, minha filosofia de trabalho e a minha experiência e, ainda, ter o melhor preparo possível para um procedimento tranquilo e uma recuperação bem-sucedida. A confiança e a parceria que é adquirida na consulta é indispensável para o sucesso do procedimento.
Aqui vão algumas perguntas importantes que você pode e deve fazer durante a consulta:
- Essa cirurgia é indicada para o meu caso?
- Qual técnica é recomendada para o meu caso?
- Minha cirurgia será realizada em que local?
- Quais os riscos e complicações associados a este procedimento?
- Para o melhor resultado possível, o que eu preciso fazer?
- Como é a recuperação e quanto tempo ela dura?
- Vou precisar de ajuda dos meus familiares nesse período? O que preciso falar para eles me ajudarem na recuperação?
- Como devo esperar que fiquem os meus braços após esse procedimento?
A Cirurgia
A braquioplastia é relativamente simples: consiste na incisão na parte interna do braço, seguindo sua intenção. O tamanho desse corte varia de acordo com a quantidade da flacidez.
Depois da retirada do excesso do tecido, é feita a sutura.
A cirurgia demora em torno de 2 a 4 horas. A anestesia pode ser local com sedação ou geral.
Prós e contras da cirurgia
O principal benefício é a redução da flacidez do braço e maior firmeza, o que tem impacto positivo na autoestima e na vida social do paciente. Um contra a se apontar é que, em alguns casos, as cicatrizes podem ficar grandes e menos discretas. É importante conversar direitinho com o cirurgião antes do procedimento para ajustar as expectativas e, principalmente, se orientar para o melhor pós-operatório possível.
Cicatrizes
No geral, as cicatrizes são escondidas por estarem na parte interna dos braços.
Sempre lembro que cada corpo é um corpo e, além das condições físicas do paciente, a experiência do cirurgião vai definir qual técnica terá o melhor resultado estético, incluindo a cicatriz mais discreta.
Quanto custa a Braquiplastia?
É importante ressaltar que procedimentos cirúrgicos, que envolvem diversos fatores e para o qual a experiência do cirurgião é determinante, os valores são definidos junto ao paciente após uma criteriosa avaliação médica.
Esse valor é definido de acordo com a experiência do cirurgião, os objetivos específicos da paciente e sua condição física. Seria até injusto com as pacientes “tabelar” previamente um preço. Cada caso é um caso e precisa ser avaliado com critério, cuidado e atenção individual para o melhor custo-benefício para cada paciente.
Cuidados Pré-Operatórios
No dia anterior.
É recomendado tomar banho com sabonete antisséptico, fazer refeições leves e, antes da cirurgia, um jejum de 8 horas, incluindo líquidos.
No dia da cirurgia.
De novo, tomar banho usando sabonete antisséptico, usar roupas leves e fáceis de vestir, evitar maquiagens, cosméticos e joias e levar, em uma bolsa, seus itens pessoais para o centro-cirúrgico:
- Exames pré-operatórios;
- Cinta cirúrgica;
- Meia elástica anti-trombose;
- Outros itens de uso pessoal;
- Qualquer outra dúvida, pergunte antes ao médico.
Atenção: Se você ingere algum medicamento de uso regular, não deixe de informá-lo ao cirurgião para uma orientação correta.
Pós-Operatório
É indispensável que, para o melhor resultado, o paciente siga as nossas instruções à risca.
Para todas as cirurgias, recomenda-se uma série de cuidados, como:
- Nos primeiros dias, evitar dirigir e ficar em repouso;
- Restringir os movimentos dos braços e exercícios físicos por cerca de um mês;
- Evitar exercícios físicos nas primeiras semanas;
- Dormir de acordo com as orientações do médico;
- Proteger a região de exposição solar;
- Manter o acompanhamento médico.
- A definição de quantos dias de restrição para cada atividade é dada pelo médico. Mas, em média, a recuperação do pós-operatório gira em torno de 20-30 dias.
Recuperação
A recuperação é relativamente tranquila, observando sempre as restrições de movimento aliada às orientações médicas e o acompanhamento médico. A depender de cada caso, as limitações podem ser maiores e o apoio de outros profissionais pode se fazer necessário.
Resultados
O resultado em si da diminuição de flacidez é praticamente imediato. E, com uma recuperação de sucesso, ou seja, fazendo tudo certinho, a cicatrização tende a ser ótima e, em algumas semanas, a paciente pode desfrutar plenamente do resultado da cirurgia.
Outra grande vantagem do procedimento é que seu resultado é de longo prazo e, com o acompanhamento do cirurgião ao longo dos anos, além de uma possível revisão dos hábitos de saúde, o paciente desfrutará dos seus benefícios por tempo prolongado.
Conclusões
A braquioplastia é a cirurgia para eliminar a flacidez dos braços quando nenhum outro recurso, como exercícios físicos, consegue solucionar esse problema. Ela pode ou não ser associada a lipoaspiração.
Como em toda cirurgia plástica, os resultados obtidos e a cicatrização dependem de vários fatores, sendo o maior deles os cuidados no pós-operatório. No caso desta cirurgia, pela possibilidade de haver uma cicatriz maior, é importante avaliar as condições físicas e quantidade de pele a ser retirada para evitar cicatrizes menos discretas e que inviabilizam os benefícios estéticos do procedimento.
Após a cirurgia, os cuidados se resumem a restrições de movimento, acompanhamento médico e, em alguns casos, a combinação com alguns remédios. Também como toda cirurgia, existem riscos. Mas, com a tecnologia de hoje, os casos adversos são bem raros e os benefícios obtidos pelos meus pacientes de lipo são perenes e fazem valer a pena os sacrifícios e cuidados envolvidos no pré e pós-operatório.